Apoio Cultural

 Quer divulgar um evento? Este é o lugar!  Quer divulgar um evento? Este é o lugar!  Quer divulgar um evento? Este é o lugar! */  Quer divulgar um evento? Este é o lugar!  Contribua!

quinta-feira, 22 de março de 2012

Pedais Green Phase 900 e Blue Booster (Publicada na revista Backstage na edição de novembro de 2009)



Pedais Green Phase 900 e Blue Booster
 Dicas e Soluções 



Originalmente utilizado pelas bandas psicodélicas nos anos 60, o efeito phaser acrescenta uma cópia, com variação de fase de dois sinais elétricos idênticos, ao som original, criando uma sensação de movimento no som.

O pedal Green PHASE 900, fabricado pela Black Bug, assim como o CHORUS, FLANGER, CAIXA LESLIE, TREMOLO e outros, pertence ao grupo de efeitos de modulação, possui dois botões que permitem o ajuste do RATE e do DEPTH. O RATE ajusta a frequência (tempo) do phaser e DEPTH a intensidade do efeito de rotação.

Pertencendo ao grupo de efeitos de modulação, o phaser, basicamente, trabalha dobrando o sinal através de um oscilador de baixa freqüência (LFO), e variando a fase do sinal elétrico.

A seguir três sugestões de ajustes do RATE e do DEPTH para base e solo:

 









A primeira sugestão (figura 1), fixando o RATE em 12 horas e variando o DEPTH entre 12 e 9 horas, dá uma característica interessante ao som bem semelhante ao de uma CAIXA LESLIE! A segunda sugestão (figura 2), com o RATE podendo sofrer uma variação entre 12 e 3 horas e DEPTH entre 9 e 6 horas, é muito legal para solos, principalmente adicionando um pouco de distorção! A terceira sugestão (figura 3), com DEPTH fixo em 9 horas e, principalmente com o RATE um pouco abaixo das 3 horas, a oscilação produz um efeito de TREMOLO muito legal!

Já o booster é um efeito que simplesmente aumenta o volume do sinal que recebe sem chegar a saturá-lo. É a solução para quando se deseja um momento de destaque - em relação ao restante da banda, por exemplo.

O pedal Blue Booster, também fabricado pela Black Bug, assim como um OVERDRIVE ou um FUZZ, pertence ao grupo de efeitos de ganho, possui dois botões que, basicamente, permitem o ajuste do nível de saída.

Minha sugestão é iniciar os testes fixando o DISTORTION no máximo e o OUTPUT a partir de 9 horas.

Com designer vintage, que lembra o lendário MXR PHASE 90 utilizado por Jimmy Page em Physical Graffiti e Ed Van Halen em músicas como Eruption, Atomic Punk e Ain't Talkin' 'Bout Love, o Green PHASE 900, assim como o Blue Booster, são resistentes, confeccionados em metal, com chave liga-desliga com um excelente true bypass - não havendo perda de sinal da guitarra.

Recomendo, para um melhor rendimento, a utilização de uma boa fonte de alimentação, ou uma bateria alcalina.

Excelente relação custo-benefício!

Alguns exemplos de ajustes. Vale conferir!

Estamos juntos! Havendo condições, apoie o nosso Blog. Detalhes no banner Apoios Culturais no topo da página! 

Jornalista, Músico ( posição no Rank de Jazz da reverbnation.com/niltonvalle) e Funcionário Público Federal. 
Agraciado com o Prêmio Embaixador do Rio! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário