Apoio Cultural

 Quer divulgar um evento? Este é o lugar!  Quer divulgar um evento? Este é o lugar!  Quer divulgar um evento? Este é o lugar! */  Quer divulgar um evento? Este é o lugar!  Contribua!

sábado, 25 de fevereiro de 2012

O mais Rápido e Sofisticado Conversor MIDI para Guitarra, Baixo e Violão da Atualidade (Publicada na revista Backstage na edição de agosto de 2008)



AXON AX 100 MKII

O mais Rápido e Sofisticado Conversor MIDI para Guitarra, Baixo e Violão da Atualidade!



O AXON é fabricado pela TerraTec Electronic, uma empresa alemã sediada em Nettetal, com larga experiência na fabricação de componentes eletrônicos, e distribuído no Brasil pela MIX TRADE. O AXON é uma evolução do modelo NGC 77, utilizado por nada menos que John McLaughlin.

Um dos aspectos que mais me chamou atenção no AXON AX 100 MKII, tendo em vista a minha formação na área de tecnologia, foi a utilização, por parte do equipamento, de algoritmos sofisticados, envolvendo inteligência artificial, visando o reconhecimento imediato da freqüência do som de uma nota sendo tocada. A identificação precoce da fase de transição é um processo que permite ao AXON determinar simultaneamente a freqüência do som, a amplitude e, até mesmo, a posição de pulsação. Em termos práticos, além de permitir uma execução rápida (dificilmente obtida com equipamentos de outros fabricantes, especialmente nas cordas mais graves), isso permite que uma guitarra, por exemplo, possa ser subdividida em áreas que podem ser associadas a instrumentos, que por sua vez, podem ter suas características modificadas (Chorus, PAN, etc) e até combinadas com outros instrumentos – um outro aspecto muito interessante, por eliminar a necessidade de se apertar botões para mudar a característica do som, bastando tocar em uma outra área.

Pode-se subdividir as seis cordas de uma guitarra, em dois grupos (String Split), cada qual atribuindo a um som selecionado do sintetizador interno do AXON. Por exemplo: atribuir as cordas graves de Mi e Lá a um contra-baixo (Fretless bass) e as restantes a um piano (Grand Piano).



Outra possibilidade é subdividir o braço da guitarra em dois grupos de trastes (Fret Split).



A área da guitarra onde normalmente se dedilha ou toca (Pick Split), pode ser subdividida em até três áreas.



Ao todo o AXON permite que 12 áreas sejam definidas (2 X 2 X 3).

Particularmente, além do Pick Split, gosto de utilizar o pedal (HOLD) que vem acompanhado com o produto, que pode ser programado de diversas maneiras, seja para realizar um arpejo (Arpeggiator) em um determinado instrumento ou manter um acorde (Common) enquanto realiza-se um improviso, por exemplo.

O AXON possui um sintetizador interno, alguns timbres eu gosto muito (gaita, por exemplo), outros nem tanto, mas o diferencial é que o AXON permite que a reprodução de um som de um instrumento seja a partir de outro equipamento (às vezes, uso o sintetizador YAMAHA MOTIF), bastando conectá-los através de um cabo MIDI e configurá-los com o auxílio dos manuais.

Tentei realizar esta operação com um equipamento de outro fabricante e o resultado foi decepcionante.

Outro aspecto que distingue o AXON é a possibilidade, em tempo real, de escrever partituras, bastando que seja conectado a um computador e utilizado software adequado...

Estamos juntos!

Jornalista, Músico ( posição no Rank de Jazz da reverbnation.com/niltonvalle) e Funcionário Público Federal. 
Agraciado com o Prêmio Embaixador do Rio!
http://twitter.com/niltonvalle http://facebook.com/profile.php?id=1720013572

Um comentário: