Apoio Cultural

 Quer divulgar um evento? Este é o lugar!  Quer divulgar um evento? Este é o lugar!  Quer divulgar um evento? Este é o lugar! */  Quer divulgar um evento? Este é o lugar!  Contribua!

domingo, 15 de abril de 2012

BOSS MICRO-BR (Publicada na revista Backstage na edição de janeiro de 2010)


Uma Estação de Produção Musical Completa!

Na matéria anterior, demonstrei que o gravador digital BOSS MICRO-BR é na realidade uma Estação de Produção Musical Completa e, em função de uma das dúvidas mais frequentes em fóruns, criei uma lista de procedimentos visando permitir ao usuário mais ansioso gravar rapidamente – mesmo ainda não tendo lido o manual!

Nesta matéria vou abordar alguns recursos interessantes do equipamento, inclusive a etapa de mixagem, que para simplificar, na matéria anterior, não a descrevi.

Uso de Efeitos COSM (Composite Object Sound Modeling)

O BOSS MICRO-BR vem com dois processadores de efeitos: um específico para o reverb e outro para os efeitos insert. Que podem ser utilizados simultaneamente!

O efeito de inserção (efeitos insert) é o efeito que é inserido no caminho do sinal de áudio, como por exemplo, quando “plugamos” um pedal de efeito entre uma guitarra e um amplificador. Já o efeito em Loop é o efeito que utiliza as conexões send/ return. O reverb funciona em Loop e todos os outros são efeitos de inserção – que podem ser utilizados tanto na gravação quanto na mixagem!

Se você já se decidiu por um efeito, o que você ouvir na gravação é o que está sendo gravado (INPUT <NORMAL>), porém existem outras opções, como por exemplo, você pode mudar a posição em que o efeito é inserido, colocando-o após a passagem pela gravação, e desta forma, apesar de ouvir o efeito, enquanto estiver gravando, o efeito não será gravado (INPUT <REC DRY>)! Esse recurso deve ser utilizado quando ainda não se tem certeza sobre que efeito utilizar.


Você pode aplicar um determinado efeito em todas as trilhas durante uma gravação bounce (opção MASTER), mas você não precisa ficar gravando e ouvindo o resultado, gravando e ouvindo o resultado... E perdendo um tempo considerável! Existe uma maneira mais eficaz que permite experimentar os efeitos dos diversos bancos de efeitos (para guitarra ou contra-baixo, microfone interno, line in e microfone externo) enquanto ouvimos a música. Para tanto, basta colocar a gravação no início, pressionar PLAY e ir variando os efeitos através dos botões CURSOR (para posicionar no banco de efeito ou Path) e VALUE (para trocar o banco de efeito ou Path). Mais uma dica que não está descrita nem no manual! (Risos).


Experimentem MC>P11:MTK on M. Show!


Outro efeito muito legal para ser aplicado em trechos de vocais é o SLAPBACK! Na verdade um DELAY ajustado em 500ms e com o feedback zerado. A maioria das mixagens atuais utiliza delays curtíssimos (até 50ms) para dar mais peso!

Auto punch-in/out

Um recurso muito interessante para aplicar correções! Determina-se o ponto inicial e final (através do botão A<>B), um trecho em uma determinada trilha, e a gravação começa e termina automaticamente. A dica é saber escolher os pontos – preferencialmente, determine-os em seções onde haja pausa e ajuste a gravação antes do ponto inicial e já comece a tocar.

Mixagem

Basicamente, no BOSS MICRO-BR você poderá mixar da seguinte forma:

Pressione POWER (para ligar o equipamento).

1.      Realizando ajustes de Volume, Pan e Reverb.
1.1   Pressione um dos botões TR (TR1 – TR4).
1.2   Determine o Track Level usando os botões CURSOR e VALUE.
1.3   Determine o Track Pan usando os botões CURSOR e VALUE.
1.4   Determine o Track Reverb usando os botões CURSOR e VALUE.
1.5   Pressione EXIT.
2.      Gravação
2.1   Se necessário, pressione simultaneamente os botões REWIND e STOP (para posicionar a música no início).
2.2   Pressione RECORDIND (botão identificado com um círculo vermelho).  
2.3   Pressione PLAY (para iniciar a gravação).
2.4   Pressione STOP (para parar a gravação).

Pronto!

Após a gravação de uma trilha você pode duplicar o conteúdo em outra trilha e aplicar um efeito ou, por exemplo, deixar uma trilha mais aguda e totalmente à esquerda e a outra mais grave totalmente à direita. O Van Halen já gravou assim!

Mas, não se iluda, apesar de ser um assunto fascinante, em trabalhos profissionais é melhor deixar a mixagem para os especialistas!

Quando você, por exemplo, dá mais ganho em um determinado instrumento, ou o posiciona no centro do Pan, você está destacando-o! É através dos ajustes de volume (perto ou longe), posicionamento dos instrumentos no Pan (à esquerda ou direita), equalizações (em cima ou embaixo) e efeitos (ambiência) que a mensagem é passada. E cada gênero musical tem o seu próprio jeito de passar a sua mensagem!

Regras podem ser quebradas, desde que se conheça a regra!

Se você vai mixar um Classic Rock, por exemplo, procure ouvir como as músicas desse gênero foram (e são) mixadas. Onde a bateria foi posicionada? Que efeito foi utilizado na voz em determinado trecho?...

O que os músicos de uma banda devem procurar fazer para facilitar a mixagem, além executar o combinado, é um bom arranjo, evitando conflito de instrumentos, principalmente quando utilizam a mesma faixa de frequência – duas guitarras, por exemplo.


Gravei Minuano (Pat Metheny) utilizando o BOSS MICRO-BR (Hi-Fi, MP3 com bitrate de 192 Kbps e 44.1 kHz). Vale conferir! Agora sob a perspectiva de como foi mixado!


Estamos juntos! Havendo condições, apoie o nosso Blog. Detalhes no banner Apoios Culturais no topo da página! 
Jornalista, Músico ( posição no Rank de Jazz da reverbnation.com/niltonvalle) e Funcionário Público Federal. 
Agraciado com o Prêmio Embaixador do Rio! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário